Morre Papa Francisco, aos 88 anos, anuncia o Vaticano
O pontífice argentino liderou a Igreja Católica por quase 12 anos
Por José Coutinho | 21/04/2025 06:00 - Atualizada às 21/04/2025 07:28

Shutterstock.com
Papa Francisco
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma. O falecimento foi confirmado pelo Vaticano às 2h35 no horário de Brasília (7h35 local). Jorge Mario Bergoglio liderou a Igreja Católica por quase 12 anos.
Em nota oficial, o Vaticano afirmou: “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja [...] Recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”.
Argentino de nascimento, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Também quebrou paradigmas ao ser o primeiro jesuíta no comando da Igreja e o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI.
Escolhido em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave, Bergoglio se tornou o 266º papa da Igreja Católica. Na época, disse ter aceitado o cargo com relutância.
Nos últimos meses, o estado de saúde do papa vinha gerando preocupação. Em fevereiro, ele foi internado com um quadro de bronquite e permaneceu hospitalizado por cerca de 40 dias. Após receber alta, chegou a participar de compromissos públicos, mas com limitações. Em algumas ocasiões, teve dificuldade para falar e precisou que auxiliares lessem seus discursos.
Até agora, o Vaticano não divulgou detalhes sobre o velório e o funeral. A sucessão papal será definida nas próximas semanas, em um novo conclave com cardeais de todo o mundo.